Análise São Paulo x Cruzeiro – Por Airnani

Posted on

Estive ontem no Morumbi para assistir o jogo, e apesar do resultado magro, gostei muito do que vi.

Não fomos brilhantes, mas, o time já esta começando a mostrar evoluções táticas e um esquema de jogo moderno.

PONTOS POSITIVOS

ALEXANDRE PATO – Ele e Osório acharam sua posição.  Ontem, não fomos nós que nos preocupamos com Mayke e Marquinhos como na Libertadores.  Foi o Cruzeiro que escalou Ceará para ficar marcando Pato.

Como já disse várias vezes aqui, jogador de beirada que joga de pé trocado é hoje a posição mais valorizada no futebol Mundial.  Cristiano Ronaldo, Bale, Robben, Ribery, Messi, Neymar, Hazard, etc.

Esses jogadores não tem que acompanhar lateral.  São os laterais que tem que ficar presos para marcá-los.  Mas, no Brasil, tirando Pato, nenhum outro jogador merece essa marcação.  E isso faz grande diferença.

JOGADORES VERSÁTEIS QUE PODEM MUDAR A FORMA TÁTICA DURANTE O JOGO, SEM SUBSTITUIÇÕES – Ontem a escalação apontou Toloi e Lucão na zaga, Rodrigo Caio e João Schmitd no meio.

Quem viu o jogo, percebeu que Lucão foi volante e Rodrigo Caio zagueiro pela esquerda.

Isso poderá fazer o time no futuro, mudar de 4-3-3, para 3-4-3, durante uma partida, sem fazer substituições.

O importante é perceber, que com 3 atacantes, fizemos Fabio “Estourar” a bola diversas vezes.  E Lucão de volante ganhou todas as bolas que foram para o meio de cabeça.  Ainda é preciso acertar o posicionamento dos outros dois jogadores para ganhar a segunda bola.  Mas, o meio campo que jogamos ontem, nunca havia jogado juntos.

CRUZAMENTOS DE PÉ TROCADO COM A BOLA INDO EM DIREÇÃO AO GOL -Perceberam o gol do São Paulo?  Carlinhos cruzando de perna direita, e toque leve de Pato?  Acaso?  Não!

Michel Bastos tentou vários cruzamentos, Pato já havia feito esse cruzamento no jogo contra o Vasco, com gol de Michel Bastos:

Esse cruzamento é importante, pois quando se joga com 3 atacantes, o atacante do lado oposto fecha no “segundo Pau” vindo de frente para o gol.  Já nos cruzamentos sem pé trocado a bola faz uma curva para fora da pequena área, e assim que vem no outro lado dificilmente cabeceia a bola perto do gol, pois a bola faz curva para fora da pequena área.

PASSES CRUZADOS DO  MEIA ESQUERDA/DIREITA PARA O PONTA ESQUERDA/DIREITA – Ontem não acertamos muitos passes cruzados, mas tentamos.  O fato é que o Cruzeiro jogou com dois laterais bastantes defensivos e altos:  Ceará 1,75cm e Fabricio 1,85cm.

Mas, contra times que o lateral é mais baixo, a tendência é que os laterais fechem o meio e deixem o ponta mais livre para receber e depois dar o bote.  O Barcelona faz isso muito bem.  E por isso é difícil marcar individualmente sem dar espaços.

Pois se o lateral fica grudado no ponta para cortar esse tipo de passe, ele abre o bico da grande área para o meia direita ou esquerda penetrar com a bola dominada na área.

PONTOS A MELHORAR

LINHA DE IMPEDIMENTO – Toloi tem que comandar a linha de impedimento, e não recuar tanto.  Em várias jogadas ontem, em que poderiamos “encurtar” o espaço do Cruzeiro, Toloi recuou muito, levando os atacantes cruzeirenses a “afundar”, abrindo espaços para os meias criarem.

Toloi tem que gritar e parar, como fazia brilhantemente DIego Lugano, que mesmo sendo o 3o zagueiro da sobra, quando jogavamos com 3 zagueiros, organizava uma das melhores linhas de impedimento que já vi!

CONCLUSÃO

Taticamente o São Paulo é sem dúvidas, o melhor time do Brasil hoje.  Mas, é claro que ainda falta entrosamento.  Perdemos Paulo MIranda, Dória, Denilson, Souza, que nas mãos de Osorio estavam crescendo muito. Perdemos os dois laterais por contusão, que estavam jogando muito: Bruno e Carlinhos.

Por isso, a preocupação de Osorio é primeiro em fortalecer o meio campo (defensivo) e a defesa, pois foi o setor que mais teve baixas.

Leave a comment